Um coração que murmura é um coração que esfria. A ingratidão foca no que falta, no que está errado, no que Deus 'não fez'. A gratidão, por outro lado, é uma disciplina que treina nosso coração a focar na bondade e na fidelidade de Deus, mesmo em meio às dificuldades. 'Em tudo dai graças', não 'por tudo'. Não agradecemos pela tragédia, mas agradecemos a Deus EM meio à tragédia, pois Ele continua sendo bom. A gratidão é um ato de fé que gera calor, pois nos lembra constantemente do cuidado e do amor do nosso Pai.