Guardar rancor é como segurar uma brasa acesa para atirar em alguém: quem se queima primeiro é você. A falta de perdão congela o coração, criando blocos de gelo de amargura e ressentimento que impedem o fluxo do amor de Deus. Perdoar, por outro lado, é um ato de libertação que derrete esse gelo. Não é fácil, mas é essencial. O padrão é altíssimo: perdoar 'assim como Cristo vos perdoou'. O perdão que recebemos de Deus é a fonte e o modelo para o perdão que devemos oferecer. Ao perdoar, liberamos não apenas o outro, mas a nós mesmos, para que o calor da graça volte a fluir.