(Som de correntes ecoa ao longe, e um sussurro cortante atravessa o silêncio...)
Você consegue imaginar alguém que sai de uma cova escura como escravo e termina como o homem mais poderoso de uma nação? Essa é a história de José, o jovem dos sonhos misteriosos...
Tudo começou com o favorito de Jacó, seu pai, que lhe deu uma túnica colorida. Isso despertou a inveja nos irmãos, mas o que acendeu o ódio foi o que José contou: dois sonhos estranhos. No primeiro, feixes de trigo se inclinavam diante do dele; no segundo, o sol, a lua e onze estrelas faziam reverência a ele. Incomodados, os irmãos decidiram dar um fim ao sonhador.
José foi jogado em um poço e vendido como escravo para o Egito. Lá, mesmo enfrentando injustiças, como ser preso por uma acusação falsa, ele se manteve fiel a Deus. E então, aconteceu algo impressionante: José interpretou os sonhos do faraó. Ele previu sete anos de fartura seguidos por sete anos de fome.
O faraó, impressionado com a sabedoria de José, o nomeou governador do Egito. José passou de escravo a líder, e seus sonhos começaram a se realizar... porque, no auge da fome, seus irmãos vieram ao Egito implorar por comida – sem saber que estavam diante do irmão que haviam vendido.
E aí, o que José fez? Ele os perdoou. Disse: "Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o transformou em bem, para salvar muitas vidas."
Siga-nos para mais histórias curiosas e inspiradoras da Bíblia. Até a próxima!